Duas vacinas em potencial contra o COVID-19 entraram na fase I de ensaios clínicos.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) tem colaborado com cerca de 40 desenvolvedores de medicamentos para o COVID-19. A agência publicou uma atualização sobre possíveis tratamentos e vacinas.
Entre os possíveis tratamentos para o COVID-19, os seguintes medicamentos que atualmente estão passando por ensaios clínicos de segurança e eficácia são:
O remdesivir – um medicamento antiviral em investigação desenvolvido inicialmente para os vírus Ebola e Marburg, também mostrou atividade antiviral contra outros coronavírus SARS e MERS.
Lopinavir / ritonavir (Kaletra) – atualmente autorizado como medicamento anti-HIV.
Cloroquina e hidroxicloroquina – atualmente autorizadas como tratamentos contra a malária e algumas doenças autoimunes.
Interferons sistêmicos – O interferon-beta atualmente autorizado para tratar a esclerose múltipla (e outros).
Anticorpos monoclonais com atividade contra componentes do sistema imunológico.
Duas vacinas em potencial contra o COVID-19 entraram na fase I de ensaios clínicos. 
A EMA estima que pode levar pelo menos um ano para que uma vacina contra o COVID-19 esteja pronta para aprovação e disponível em quantidades suficientes para atender às necessidades de todos os países da UE.
A EMA continuará a interagir com os desenvolvedores desses medicamentos. O aconselhamento aos desenvolvedores sobre os requisitos regulatórios facilitará a disponibilidade de novos medicamentos o mais rápido possível, através da definição de ensaios clínicos e do mercado subsequente.

 

Referências

Agência Europeia de Medicamentos. Atualização sobre tratamentos e vacinas contra COVID-19 em desenvolvimento. [Acessado em 31 de março de 2020]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *